01/03/2025
ELÉTRICA
VOCÊ SABIA QUE O BRASIL É O CAMPEÃO DE RAIOS NO MUNDO?
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a média anual de raios no Brasil é entre 70 a 100 milhões de raios por ano. A posição geográfica e as florestas do nosso país são propícios para a umidade e consequentemente para a formação de nuvens carregadas. Agora, você provavelmente não deve saber que o local que mais incide raios no Brasil é a região norte, especificamente em Manaus, no estado do Amazonas. Lá, a densidade de descargas atmosféricas por quilômetro quadrado é de 68 por ano, para se ter uma ideia. Belo Horizonte, o número é de 6,01 raios por km2/ano.
No último domingo, o programa Fantástico da Rede Globo lançou uma reportagem de alguns episódios chamada de “Caça-Tempestades” e é claro que as gravações foram em Manaus. A densidade de descargas atmosféricas na região afeta drasticamente o cálculo de gerenciamento de risco de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Isso faz com que, dependendo da região, se você construir um prédio em BH, pode não ser necessário um SPDA ou uma classe de proteção mais branda. Agora, se você construir esse mesmo prédio e com as mesmas características em Manaus, provavelmente você precisará implementar um SPDA mais rigoroso.
A densidade de raios na região de uma edificação é apenas um dos vários parâmetros dos famosos Cálculos de Gerenciamento de Risco previstos na NBR 5419.
Tem curiosidade de saber qual a densidade de raios na sua região?
Veja o mapa Isoceraunico nessa publicação ou consulte o site do INPE no link:
Avenida Afonso Pena – 2.918 – Savassi
Belo Horizonte | MG – 30130-012
contato@projelet.com.br
+55 31 . 2117.4261