Por que investir nos projetos de instalações prediais?

Se você acha alto o investimento em projetos de engenharia, saiba que não investir neles pode custar ainda mais tempo e dinheiro para suas obras.

Muito se fala da arquitetura no planejamento de um novo empreendimento, mas agora o assunto é sobre a importância dos projetos de instalações prediais elétricas e hidrossanitárias.

Se presentes desde a concepção do projeto, dentre as vantagens das soluções de engenharia podemos citar: legalização da obra no corpo de bombeiros, economia nas contas de água e luz, evitar desperdício de materiais e problemas futuros com instalações, e facilidade com futuras reformas.

1. Economia nas contas de água e luz

Com instalações projetadas de forma correta, erros estruturais podem ser facilmente evitados, adotando medidas sustentáveis e com isso reduzir significativamente as contas de água e luz nos empreendimentos.

2. Evitar desperdício de materiais de construção

Se sobram materiais e você precisa ir diversas vezes às lojas de construção, durante a execução da obra, algo está errado. Um bom projeto ajuda a estimar a quantidade e o tipo dos fios, eletrodutos e canos que serão utilizados antes de dar start na obra.

3. Evitar retrabalhos com instalações mal projetadas

Disjuntor que desarma durante o banho, aparelhos novos queimados e paredes inteiras derrubadas para consertar um infiltração são algumas das situações que podem ser evitadas com um projeto adequado.

4. Facilidade com futuros reparos

Além de definir a melhor localização dos canos, dutos, shafts, o projeto auxilia na hora de realizar modificações ou reformas para a troca de materiais envelhecidos.

Dito isso, fica claro que o risco de não ter um projeto de instalações de sistemas prediais é muito maior que a economia de não tê-lo.

É importante dizer ainda que, projetos de sistemas prediais são complementares aos projetos arquitetônicos. Eles determinam os serviços de energia, telefone, água, esgoto e gás, enquanto o projeto arquitetônico diz respeito à estrutura do prédio. Todos se interligam e isso ocorre de maneira planejada e eficiente, com vantagens em conforto e economia.

“A forma mais eficiente desta integração ocorrer, atingindo os melhores resultados, é quando a engenharia e arquitetura nascem juntas”, explica Alexandre Souza, diretor executivo da Projelet.

#Projelet | Soluções em Projetos Integrados
#estudoinicial #arquitetura #engenharia #instalaçõesprediais #projetosdeinstalações