Na prática: usando o BIM na Projelet ECOM

By Analista Comercial 1 ano agoNo Comments
o bim

Já te contamos o que é o BIM e a sua importância para o gerenciamento da construção civil. Na Projelet ECOM, utilizamos a plataforma BIM por meio do software Revit, desde 2013. Sua implantação vem possibilitando o desenvolvimento integrado de empreendimentos, trazendo mais tecnologia para a Engenharia e a Arquitetura.

No mercado brasileiro, a implantação da plataforma ainda é lenta, mas muitos profissionais estão desenvolvendo suas habilidades no software a cada dia. Apesar de ser considerando fator de “encarecimento” da obra, o gasto, aparentemente extra, é justificado. Afinal, a metodologia de trabalho elimina chances de erros nos projetos da construção civil e auxilia o entendimento dos projetos em obra, facilitando o processo de execução.

Entre os benefícios efetivos do uso do BIM estão a simulação de uma obra, de forma aperfeiçoada, a mudança no fluxo e processo de trabalho, a equalização das interferências entre os projetos incluídos, entre diversos outros.

Neste post, contaremos sobre a experiência da Projelet ECOM usando o BIM para mostrar como ele beneficia projetos executivos de sistemas prediais.

Adaptação da Projelet ECOM com o BIM

A implantação do BIM sempre fez parte dos planos da Projelet ECOM. Em 2013, iniciamos a preparação com a realização de cursos e do processo de licenciamento. Uma decisão importante foi a escolha pelo software Revit, da Autodesk. Adquirir o software pela empresa mais reconhecida mundialmente na área já diz muito sobre nosso compromisso com a qualidade.

Apesar de existirem opções mais baratas no mercado, preferimos investir em uma plataforma que nos desse segurança e estabilidade, já que a ferramenta é o que há de mais avançado mundialmente. Além disso, optamos por crescer em conjunto com o mercado, já que vários escritórios de arquitetura também estavam no processo de aquisição de softwares BIM.

O processo de licenciamento e implantação do Revit na Projelet ECOM levou um tempo. Somamos nossos esforços para trazer capacitação, treinamento especializado e suporte aos nossos colaboradores, que passaram a ter expertise para desenvolver projetos dos mais variados tipos nessa plataforma.

E, mesmo com nossa expertise, acreditamos que sempre há algo a aprimorar, e visualizamos no futuro ainda mais desenvolvimento e especialização no BIM. Prevemos, assim, a possibilidade de desenvolver projetos com cada vez mais especificidade, ultrapassando os limites do 3D, usando também o 4D, 5D e até 6D.

Aproximando o BIM dos nossos clientes

Convencer nossos clientes a optarem pelo desenvolvimento de projetos através de uma plataforma nova e quase inexplorada em nosso mercado levou um tempo. Afinal, o BIM, menos conhecido até então, gerava dúvidas.

Buscamos superar essa hesitação dos clientes colocando em todos os nossos projetos de instalações algum detalhe modelado pelo BIM. Esse hábito, que se tornou uma regra na hora de projetarmos, mostrou aos nossos clientes as vantagens dos projetos desenvolvidos na plataforma.

A partir daí, fomos capazes de provar para os nossos parceiros o quão diferente é a apresentação de projetos feita em Revit. Essa foi nossa solução em busca de incentivar o mercado ao desenvolvimento, mostrando os benefícios futuros previstos pelo projeto.

Possibilidades do BIM em projetos de instalações

Modelagem em 3D

A projeção em volumes é o destaque inicial ao trabalhar com o BIM. Contudo, a tridimensionalidade não tem valor unicamente estético. Sua principal função é a demonstração volumétrica de um sistema predial.

Quando se trata de projetos de instalações, o Revit é o software que traz mais vantagens ao usuário, permitindo uma experiência mais eficaz. A obra é toda construída de forma digital, indo muito além de traçar linhas. Com o uso do BIM, é possível associar os materiais que farão parte da modelagem de elementos da edificação, ampliando o seu detalhamento.

Por esse motivo, a parametrização de elementos é importante. O melhor de tudo é que os modelos não geram mais dúvidas ou dificuldades. É possível configurar no BIM bibliotecas, famílias, blocos e templates com informações a serem usadas em diversos projetos, evitando que seja preciso modelar cada elemento existente.

Possibilitando a modelagem 3D, 4D, 5D e até 6D, o BIM oferece maior eficácia e entendimento para compreensão do projeto. Assim, mesmo quem não entende os termos técnicos da construção civil, como um investidor, por exemplo, pode compreender e visualizar o que está sendo projetado.

Integração e compatibilização no desenvolvimento de projetos

Em grandes projetos, a Projelet ECOM chega a modelar instalações de mais de 10 competências. O uso do BIM possibilita que toda a equipe envolvida na modelagem das instalações trabalhe em cima de um mesmo arquivo, criando um processo integrado.

Conseguimos no nosso dia a dia ver o que os demais colaboradores estão desenvolvendo. A partir disso, evitamos gastos desnecessários de tempo. Através dos relatórios de interferência, o próprio BIM acusa erros na compatibilização. Assim, reduzirmos a necessidade de retrabalhos durante e após a modelagem.

Da mesma forma, a compatibilização do projeto fica mais explícita. Por exemplo, se um tubo hidráulico está passando por um quadro elétrico, a integração permite identificar o problema e revertê-lo antes de gerar prejuízos. Essa unificação gera um projeto executivo final mais assertivo. A entrega ao cliente passa a ser toda integrada e compatibilizada, de forma que os projetos não interfiram uns nos outros.

Leitura facilitada da construção virtual

Como já falamos, todos os projetos de instalações são entregues de forma unificada e compatibilizada através do BIM. Por isso, o engenheiro de obra e qualquer outra pessoa envolvida na construção passa a ter um domínio bem maior dos projetos de instalações.

Em projetos que são desenvolvidos separadamente, é muito comum que interferências ocorram na hora da construção, mesmo que o projeto já estivesse compatibilizado. De forma interativa, a entrega dos projetos integralmente gera um grande benefício aos nossos clientes, pois permite que eles enxerguem como cada instalação interage na obra.

Para quem tem menos domínio na leitura de projetos, é possível ainda acessar o modelo virtual na palma da mão. Isso porque o modelo tridimensional com todas as disciplinas prontas pode ser importado para tablet e celular. A facilidade de leitura torna a construção mais assertiva, já que o projeto pode ser visto não só através de computador.

Por consequência, consegue-se trabalhar melhor os processos da obra, evitando o desperdício, erros e retrabalho. Com a modelagem em mãos, um corte, uma planta e projetos complementares são desenvolvidos sem disparidades.

Obstáculos a superar

No Brasil, as bibliotecas para parametrização de elementos ainda não são suficientes. Nem todos os fabricantes as disponibilizam para construção virtual. A fim de se utilizar cada vez menos elementos genéricos, é preciso estimular o interesse dos fabricantes com o desenvolvimento da plataforma.

Outro elemento importante é o financeiro. O investimento superior para desenvolver projetos em Revit pode assustar alguns clientes, que ainda não veem na prática as vantagens e benefícios. O mercado e a atual crise econômica também contribuíram para que muitas empresas quisessem economizar, ignorando ganhos futuros permitidos pelo uso da plataforma.

Além disso, em certas ocasiões também é preciso explicar que os benefícios da modelagem em BIM não são direcionados apenas aos projetistas, mas também às construtoras. Isso porque a complexidade dos diferentes projetos separados, que às vezes chegam a mais de 10 diferentes especialidades em um mesmo ambiente, pode complicar a sua leitura pelos engenheiros da obra. Já no BIM, isso é evitado.

Fora essa questão, ainda há muitas ferramentas a serem desenvolvidas no BIM. A amplitude da plataforma e suas possibilidades de modelação da informação são quase infinitas. Indo muito além da informação física, as diversas ferramentas dos softwares devem ser desenvolvidas a longo prazo, trazendo maior grau de detalhamento e complexidade as obras.

A prática do BIM na Projelet

A Projelet ECOM valoriza o desenvolvimento da forma de projetar. Assim, adotamos o uso do BIM a fim de trazer benefícios aos nossos clientes, além de trazer possibilidades de mudanças ao mercado, expandindo o uso dessa tecnologia no Brasil.

Apostamos no BIM para gerar mais qualidade e menores custos na construção. Usamos nossa habilidade com essa ferramenta para criar projetos sustentáveis e eficientes, que evitam desperdícios e retrabalhos. Tudo isso para o fornecimento de serviços e produtos diferenciados aos nossos clientes, porque excelência não tem limites!

Category:
  BIM

Leave a Reply

Your email address will not be published.

doze + 9 =