Como promover a sustentabilidade na construção civil

By Analista Comercial 7 meses agoNo Comments

Promover a sustentabilidade na construção civil é uma necessidade. O alto impacto da construção civil na geração de resíduos e uso de matéria-prima, por exemplo, mostra que é preciso fortalecer e estruturar toda a cadeia produtiva do nosso setor.

É importante, ainda, garantir o equilíbrio entre a proteção do ambiente e o crescimento econômico. Para isso, é necessário promover a justiça ambiental, um grande desafio para a nossa qualidade de vida e das futuras gerações.

Por isso, acreditamos que as organizações devem pensar em ações e oportunidades para promover a sustentabilidade em todo o processo construtivo. Seja de maneira pontual, desenvolvendo habilidades e conhecimento organizacional, ou atuando para oferecer produtos e serviços sustentáveis, todos temos potencial para auxiliar as futuras gerações e nós mesmos. Por isso, propomos neste post um conjunto de orientações para contribuir para o desenvolvimento sustentável na construção civil.

3 Dicas para promover a sustentabilidade na construção civil

  1. Integre-se a fornecedores e parceiros estratégicos

É muito importante buscar parceiros que também se preocupam com a sustentabilidade na construção civil. Ao encontrar empresas com potencial, vocês podem desenvolver parcerias e estratégias importantes para promover em seu meio a construção sustentável.

Para encontrar um parceiro, pense em uma empresa que também esteja interessada em se capacitar e a seguir referências para a sustentabilidade no setor. Conheça fornecedores cujos produtos possuem valor estratégico, considerando os principais materiais e serviços contratados no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e entre em contato com eles.

As formas de construir essas parcerias são muitas. Um exemplo seria através da adoção de certificações que definam os insumos e serviços de maior qualidade, buscando a sustentabilidade. Essa é uma forma de instigar esses fornecedores a desenvolverem suas competências em atuar de modo responsável. Outra possibilidade seria a criação conjunta, entre esses parceiros, de planos de ação visando a integração entre fornecedores e clientes de uma cadeia sustentável da construção civil. Dessa forma, é possível integrar fornecedores, escritórios de arquitetura, projetistas e construtoras.

Através dessas parcerias é possível gerar um fortalecimento mútuo em busca da competitividade e sustentabilidade no setor. E, por meio dessas, é possível impactar o desempenho ambiental, econômico e social da construção civil.

Isso sem contar que as parcerias devem auxiliá-lo na obtenção de novos acordos comerciais voltados para a sustentabilidade em sua área de atuação. Assim, sua empresa não apenas evolui, mas também ajuda a promover tendências sustentáveis em toda a cadeia produtiva, criando uma rede de valor em torno da sustentabilidade.

2. Conheça referências sobre sustentabilidade na construção civil

Acreditamos que o estudo é sempre o primeiro passo para qualquer ação. Para promover a sustentabilidade na construção civil, é importante conhecer e analisar o que já vem sendo trabalhado nacionalmente e internacionalmente. Esse passo é crucial antes de trabalhar com sustentabilidade em seu negócio.

Uma forma eficiente para adquirir conhecimento é buscando quem é referência na área. Reconhecer quem desenvolve de forma eficaz a sustentabilidade na construção civil a um tempo lhe dará direcionamentos precisos. Observe instituições que têm se dedicado há décadas ao desenvolvimento sustentável na construção civil. Também é válido pesquisar aquelas organizações que começaram há pouco tempo, mas já fizeram grandes iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

Nossa recomendação é dar uma atenção especial aos selos e normas de sustentabilidade para obras. Eles darão bons exemplos de boas práticas sustentáveis na construção. Conheça alguns dos selos e normas relevantes:

 

Quantos desses você conhece? Essas normas e selos podem te estimular com ótimos exemplos e cases de sucesso sobre sustentabilidade na construção civil. Estudar vai fazer bem mais do que ajudar sua empresa a entender os processos sustentáveis. Assim, você também se inspira e se prepara para colocar em prática a sustentabilidade em seu negócio.

3. Desenvolva em sua empresa uma cultura sustentável

Para promoção da construção civil sustentável é importante implementar práticas na empresa que visem o desempenho socioambiental. Dessa forma, é possível trazer uma mudança em sua estrutura organizacional e também nos serviços ou produtos que a organização oferece ao mercado.

Uma ação primária, mas essencial, é estimular o engajamento dos colaboradores através da sustentabilidade organizacional. Pequenas ações como o gerenciamento de resíduos, por exemplo, são significativas. Embora não influencie diretamente seu sucesso no mercado sustentável, ela demonstra seu compromisso empresarial nesse desenvolvimento.

É válido também definir quais recursos internos sua empresa possui para desenvolver e evoluir em seu ramo de atuação considerando a sustentabilidade. Identifique esses critérios, incorpore-os e invista na capacitação de seus profissionais. Tudo isso te guiará ao sucesso.

Neste post, apresentamos algumas tendências sustentáveis para engenharia e arquitetura. Na Projelet ECOM, desenvolvemos expertise em algumas dessas tendências considerando nossa área de atuação, as instalações prediais. Hoje, oferecemos aos nossos clientes projetos sustentáveis para o aproveitamento da água pluvial, sistemas fotovoltaicos para geração de energia, reaproveitamento de águas cinzas e automação predial, por exemplo. Nossos funcionários, da mesma forma, são capacitados para desenvolver esses projetos com a mais alta qualidade e eficiência.

E você, já pensou em qual produto ou serviço sustentável pode desenvolver? Identifique oportunidades de ação em projetos que apoiem a promoção da sustentabilidade na construção civil. Com essa ação, sua empresa deixa de perder clientes que buscam soluções sustentáveis.

Ainda, sua empresa passará a propor e oferecer aos potenciais clientes insumos ou projetos sustentáveis na construção civil. Esteja preparado para diferenciar-se de concorrentes ao oferecer os melhores produtos, tornando-se referência em sustentabilidade.

Aos poucos, vamos promover a sustentabilidade em nosso setor!

Sua gestão empresarial pode promover a sustentabilidade na construção civil. Trabalhando em conjunto de forma compromissada, podemos desenvolver a sustentabilidade no mercado, auxiliando o aumento de projetos sustentáveis.

Da mesma forma, é possível adequar a sustentabilidade à realidade dos empreendimentos. Com uma consciência sustentável, podemos desenvolver um futuro melhor para as próximas gerações!

Se você gostou deste material e quer aprender mais sobre tendências sustentáveis, não deixe de baixar nosso e-book sobre energia fotovoltaica:

Category:
  Energia Solar

Leave a Reply

Your email address will not be published.

dezessete − 5 =