• (31) 2526-8318
  • Seg-Sex, 8:00-18:00

Projetistas falam sobre a importância de se pensar em moradias inteligentes

Projetistas falam sobre a importância de se pensar em moradias inteligentes

Nosso negócio é revolucionar a engenharia para facilitar a vida da sociedade. Queremos fazer isso de forma consciente e sustentável, construindo moradias inteligentes. 

 

Ficar em casa tornou-se realidade para grande parte da população e com isso novos hábitos surgem, criando novas demandas e destacando a importância em se ter tudo funcionando em harmonia ao nosso redor.

A projetista, Elen Campos, do nosso setor de hidráulica, aborda os aspectos positivos, desde os projetos de programas de habitações populares, aos condomínios luxuosos, sempre levando em consideração as particularidades de cada cliente.

Projetos de residências são bem peculiares, se comparados aos edifícios residenciais multifamiliares. Em uma residência há pontos a serem considerados, eles são menores, com menos detalhamentos e menos complexos, no que se refere a cálculos e as soluções de lançamentos finais de esgoto e águas pluviais geralmente são de fácil solução”, detalhou. 

Além da parte hidrossanitária, projetos deste tipo abordam outras disciplinas como: sistemas elétricos, telecomunicação, proteção contra descargas atmosféricas, antenas de TV, automação predial, alarmes, prevenção e combate a incêndios e pânico, gás canalizado. 

Vista do Vale do Sereno, na Grande BH, canteiro de obras que recebeu empreendimentos com projetos da Projelet.

Imagina todas essas instalações precisando trabalhar em perfeita harmonia?! 

Não é uma tarefa simples, mas o nosso supervisor técnico do setor de elétrica, Hebert Ferreira, explica que a maioria das falhas acontecem pelo descaso com esse tipo de projeto.

“Fatalidades oriundas de falhas nas instalações elétricas ocorrem com frequência. Tais falhas, estão atreladas ao fato de que, muitas das vezes, os projetos não são concebidos e há profissionais que ignoram as recomendações normativas por não darem a devida importância ao projeto residencial”, contou.

Assim como a personalização de cada projeto, Hebert fala sobre a o que realmente importa quando se trata de um projeto residencial. 

“Tendo a consciência de que pessoas são mais importantes do que coisas. Por isso, prezamos pela segurança e as boas práticas para a elaboração dos projetos. Quando se compreende a importância e a finalidade do projeto das instalações, a concepção dele se torna necessidade ao invés de alternativa”, declarou.

O sistema de instalações da minha casa influencia na minha rotina?

O “home”, virou “office” e agora transporte, deslocamento e tempo foram economizados, mas não se pode esquecer que alguns gastos como água, luz e gás podem aumentar, por isso é preciso evitar desperdícios, para não ter surpresas na hora das contas. 

Conforme defendeu o nosso diretor comercial, Bruno Marciano, em entrevista ao Diário do Comércio, em 2017, desde lá ele alerta da necessidade em se pensar nos processos, desde suas fundações. 

“Oferecer disciplinas que visam à economia de água, energia e outras que diminuam o impacto no meio ambiente. É tendência, e nós, como profissionais, temos que nos preparar para as tendências e necessidades do nosso planeta”, declarou o diretor comercial.

Além de prejuízos, a falta de cuidados com as instalações podem gerar danos futuros a todos. Cercada de 40% de toda a água tratada no Brasil é perdida e o uso racional é um dos principais focos na engenharia de projetos hidráulicos e sanitários.

Fotos: Via Revista Encontro 

#Projelet | Soluções em Projetos Integrados

#construçãocivil #sistemasprediais #engenharia #projetosintegrados