Projelet: 12 anos de inovação contínua – integração de sistemas prediais

By md 3 anos agoNo Comments

Para projetar com inovação, rapidez e precisão, além do know how proporcionado pelo grande volume e diferentes tipos de instalações que projeta, a Projelet investe continuamente na capacitação da equipe, em estudos sobre novas tecnologias e normas técnicas e busca fortalecer a atuação em rede com clientes e empresas do segmento, focando na qualidade dos projetos, sem perder de vista as demais etapas da obra.

Equipe qualificada

Com cerca de 45 profissionais dedicados a projetar, a empresa aposta alto no aperfeiçoamento da equipe. Com metas de treinamento a cumprir, os próprios funcionários indicam cursos de interesse. “Vou duas vezes ao ano fazer cursos em São Paulo e faço diversos outros aqui em Belo Horizonte. Também é comum participarmos de seminários”, destaca João Borges, que começou na empresa como estagiário e atualmente é projetista pleno, responsável por uma equipe de sete pessoas.

Novas tecnologias

À qualificação, somam-se programas de acompanhamento, controle de qualidade e discussões de soluções. Membro da comissão interna de pesquisa da plataforma “Building Information Modeling (BIM)”, a projetista Marcela Leite fala com otimismo sobre a adoção do novo programa na elaboração dos projetos. “Estamos na fase de estruturação, criando padrões e definindo como a Projelet apresentará este novo produto para os clientes”, informa, ao destacar que ele possibilita ganhos expressivos em termos de integração das disciplinas de instalações. Além disso, o “software” também permite integrar as equipes que atuam nas diferentes etapas de execução.

Ações focadas na qualidade final da obra

Comprometida com a execução dos projetos, a Projelet também promove treinamento para as empresas clientes. “A compatibilização dos projetos desde o primeiro traçado, otimiza tempo e custos na execução da obra”, justifica o diretor Weber Carvalho. Pessoalmente, ele ministra o curso que detalha os principais quesitos a serem observados no projeto arquitetônico, a fim de compatibilizá-lo com os sistemas prediais. “Com isso, evita-se retrabalhos nos projetos e na obra, para adaptar a arquitetura às normas a serem seguidas pelas instalações”, destaca Weber.

Cerca de 40 profissionais da Dávila Arquitetura participaram do módulo do treinamento, focado na prevenção e combate a incêndios e pânico nas edificações. Satisfeito com o suporte técnico, Alessandro Marques comenta que a equipe gostou muito das informações e da abordagem e está com grande expectativa para o segundo módulo. “Ouvir normas e regras tão importantes de alguém de fora do escritório é sempre muito produtivo”, avalia.

Atuação conjunta

Para fazer da inovação uma prática contínua, a Projelet também se empenha em atuar conjuntamente com outras empresas do segmento. Associada à Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais Minas Gerais (Abrasip MG), a empresa conta com uma cadeira na vice-presidência da instituição, ocupada pelo diretor Bruno Marciano. “A troca de experiências e informações e a busca por representatividade e contínua capacitação são focos permanentes da Associação”, explica Bruno.

Exemplo desse tipo de ação, o XI Seminário de Atualização Tecnológica, realizado pela Abrasip no dia 18 de setembro, no auditório do Crea, marcou o lançamento da Recomendação Técnica sobre a Norma de Desempenho NBR 15.575, que estabelece critérios de qualidade e segurança para as obras. A recomendação foi apresentada pelo também diretor da Projelet e membro da comissão da entidade que elaborou o documento, Weber Carvalho.

Category:
  News

Leave a Reply

Your email address will not be published.

três × 1 =