• (31) 2526-8318
  • Seg-Sex, 8:00-18:00

Metodologia BIM

Entre os diferentes métodos que adotamos em nossos processos de trabalho, podemos destacar a metodologia da Plataforma BIM como uma das principais que despontam no cenário nacional.

O BIM traz uma revolução nas soluções construtivas de produtos e serviços, já que ele nos possibilita um aumento de produtividade, eficiência e sustentabilidade para toda a indústria da construção civil.

Qual a importância do BIM para a construção civil?

Se comparada com as demais indústrias, a da construção civil é uma das menos digitais, só perdendo para a indústria da pesca. Dessa forma, entendemos que a importância da metodologia BIM é exatamente promover a digitalização da nossa indústria, para que possamos entrar em ressonância com a Industria 4.0.

Como o BIM vem revolucionando as soluções construtivas em serviços e produtos?

Através dele conseguimos simular o empreendimento com informações reais desde o estudo de viabilidade do mesmo; passando pela construção virtual (tecnologia baseada em objetos virtuais, paramétricos e inteligentes), onde é possível fazer toda a simulação construtiva, conforme o padrão executivo da construtora/incorporadora, elaboramos o planejamento físico com a máxima riqueza de detalhes e informações e também conseguimos estimar com enorme precisão o custo da obra; além de conseguirmos na fase de operação, fazermos todo o monitoramento dos sistemas que compõem o empreendimento, e assim por diante.

Além dos pontos citados acima, ele revoluciona, pois diferentemente da ferramenta CAD, o BIM nos habilita a tecnologias disponíveis na Industria 4.0 como: Impressão 3D, Robôs Colaborativos, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Computação na Nuvem entre várias outras que ainda não temos nem noção.

E por fim, entendemos que ele é revolucionário, pois trata-se de uma metodologia inovadora e do futuro!!!

Quais os maiores desafio da implementação do BIM?

Percebemos que muitas vezes os diretores e presidentes das empresas tem uma noção muito raza do que seja o BIM e uma visão simplista de execução da implantação do mesmo. Entendo que esse seja o primeiro desafio. A implantação da metodologia BIM, deve ser parte do planejamento estratégico das empresas, já que ele vai impactar de forma estrutural nos processos da organização, nos planejamentos, e na forma com que as pessoas trabalham e se relacionam. É uma mudança de paradigma nunca vista antes, que demandará uma mudança de mindset.

O outro grande desafio é a necessidade de se unir esforços, já que a sua implementação na nossa indústria demanda uma atuação coletiva de todos os agentes que integram a cadeia de forma integrada com os agentes de consultoria, setor público, acadêmico, fabricantes, etc. Precisaremos cada vez mais aprimorar nossa maneira de trabalho colaborativo e interdisciplinar, já que teremos cada vez mais uma co-dependência entre esses vários agentes.

Não poderíamos deixar de citar o sucesso que foi o 2º SeBIM, realizado no último dia 26 ,na sede do SEBRAE/MG, que contou com um público de aproximadamente 500 pessoas presenciais e mais centenas de pessoas assistindo via transmissão on-line em todo o Brasil. Esse seminário organizado pela ABRASIP/MG, associação que representa o segmento de projetos, juntamente com o SINDUSCON/MG, contratante executor do projeto, com o SEBRAE, que por sua vez tem papel de fomentar novas tecnologias e abrir caminhos para as micro e pequenas empresas e a CBIM, onde temos os melhores consultores e estudiosos do assunto, nas mais variadas disciplinas; foi uma grande prova que agindo de forma coletiva e sintonizada com um propósito comum, conseguimos agir de forma exponencial, com muito mais força e abrangência. Esse evento foi um grande marco para o nosso mercado e poder perceber o brilho nos olhos do público presente, assim como os seus comentários e posturas, nos faz perceber que atingimos o nosso objetivo com êxito!

Portanto, entendo que o maior desafio que temos é conseguirmos atuar, seja no micro ou no macro ambiente, visando o mesmo propósito!

Qual a importância de discutir e promover debates sobre essa nova tecnologia?

Como descrevemos acima, em se tratando de um tema multidisciplinar, que é relativamente novo e altamente impactante para todos os agentes da nossa indústria e também para o poder público, é importantíssimo e fundamental termos muitos seminários, fóruns, comissões, apoio da academia e dos órgão públicos, objetivando a promoção e um melhor preparo para a utilização eficiente da nova tecnologia.

A incorporação do BIM é um bom investimento? Por que se deve estimular e aumentar conhecimento na área de BIM de maneira mais eficiente?

Mais que um bom investimento, entendemos que o BIM é uma metodologia que nos habilitará para o futuro que já bate a nossa porta. É questão de sobrevivência! E por isso precisamos investir no assunto para que a cadeia possa trabalhar com cada vez mais eficiência e usufruir dos seus benefícios em sua plenitude.

O BIM já é uma realidade ou ainda está apenas em grandes empresas?

O BIM já é uma realidade para muitas pequenas e grande empresas.

Entendemos que essa tecnologia não tem fim! O céu é o limite! Ela é um caminho sem destino final que já está iniciado!!!