• (31) 2526-8318
  • Seg-Sex, 8:00-18:00

Manual do estudo inicial: engenharia e arquitetura na concepção do projeto

Manual do estudo inicial: engenharia e arquitetura na concepção do projeto

Você já percebeu quantas surpresas desagradáveis podem ocorrer quando não cercamos um empreendimento com soluções de engenharia na logo na fase de concepção do projeto?

 

“Entendemos que a forma mais eficiente desta integração ocorrer atingindo os melhores resultados, é quando a engenharia e arquitetura nascem juntas”, Alexandre Souza, diretor executivo da Projelet.

 Alexandre Souza, diretor executivo da Projelet
Alexandre Souza, diretor executivo da Projelet

Sugerimos aqui algumas reflexões sobre o estudo inicial das soluções de engenharia, na concepção da arquitetura:

  • – Como você está projetando seus reservatórios de água?
  • – Precisa mesmo estar sempre no topo do edifício? 
  • – Podemos prever a instalação na parte inferior, com sistemas e locais adequados?

O reservatório de água superior muitas vezes ocupa uma área nobre do empreendimento que poderia ser substituído por uma cobertura, sendo o metro quadrado mais valioso do empreendimento. 

Projetos de instalações concebidos juntos da arquitetura podem evitar surpresas desagraveis e onerosas
Projetos de instalações concebidos juntos da arquitetura podem evitar surpresas desagraveis e onerosas

Milhares de litros d’água pesam milhares de quilos e oneram o custo da estrutura. Além disso, parece até um contrassenso, já que se coloca energia em milhares de litros para que um reservatório seja abastecido lá em cima e depois precisa-se tirar essa energia da água que atende os pavimentos mais baixos, para que a pressão no ponto de consumo não comprometa o sistema e sua utilização.

    • Rotas de fugas para atender a prevenção e combate à incêndio, assim como o tipo de escada, cômodo de pressurização, e outros itens foram avaliados e consolidados com a engenharia?
    • -Os shafts, por onde passam tubulações de instalações hidrossanitárias, das unidades atendem as necessidades do empreendimento?
    • -Os cômodos e centrais técnicas estão considerados e com suas dimensões adequadas (subestações, reservatórios, medidores, salas de painéis, centrais de gás, e outros)?
    • -Onde serão instaladas as medições?
    • -Como instalar um Grupo Motor Gerador, que precisa de espaços específicos para operar e tem requisitos quanto à exaustão e ventilação, se este espaço não for pensado no momento da concepção do arquitetônico?!
    • -Será possível, prover o reuso de águas cinzas, com o melhor custo benefício, depois da arquitetura finalizada?
    • -E as soluções sustentáveis, quais serão utilizadas?

Com mais de dois mil e quinhentos projetos desenvolvidos em todo o Brasil, entendemos ser fundamental conceber a engenharia de sistemas prediais juntamente com a arquitetura, garantindo assim a viabilidade das melhores soluções nos empreendimentos.

engenharia e arquitetura na concepção do projeto
Engenharia e arquitetura na concepção do projeto

Especialista no assunto, a Projelet desenvolve soluções integradas com a arquitetura, estrutura e as inúmeras disciplinas que compõem uma edificação.

E esta integração, envolve, não somente os sistemas prediais que desenvolvemos, como também inúmeras outras disciplinas que compõe uma edificação, como arquitetura, estrutura, ar condicionado, dentre outras.

+INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E A IMPORTÂNCIA DA COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS

Isso possibilita uma edificação moderna, eficiente, segura e que atenda aos requisitos dos órgãos competentes e normas vigentes. Além disso, evita surpresas desagradáveis, fora de hora, que podem ter custo elevado, e em alguns casos, até inviabilizam a solução.

Arquitetura e engenharia concebidas juntas, possibilitam uma edificação moderna, eficiente, segura e que atenda aos requisitos dos órgãos competentes e normas vigentes
Arquitetura e engenharia concebidas juntas, possibilitam uma edificação moderna, eficiente, segura e que atenda aos requisitos dos órgãos competentes e normas vigentes

Centrais técnicas previstas nos melhores locais garantem atendimento às necessidades das concessionárias envolvidas e o melhor custo benefício nas instalações.

Espaços que permitam a circulação vertical das instalações, de forma otimizada em todo o empreendimento, também podem evitar gastos desnecessários. 

+PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO: VOCÊ ESTÁ CONTRATANDO CERTO?

E o Corpo de Bombeiros? Em todo o Brasil, com suas normas e instruções, cria outro grande desafio para as edificações.

Normas específicas em cada estado, estão sempre sofrendo alterações. Elas definem parâmetros para, dentre inúmeros outros pontos, rotas de fuga, escadas, antecâmaras, elevadores de emergência e compartimentação.

Surpresas desagradáveis e fora de hora no projeto, podem ter custo elevado e inviabilizam a soluções nas instalações
Surpresas desagradáveis e fora de hora no projeto podem ter custo elevado e inviabilizar soluções nas instalações

Estes itens podem interferir de forma severa nas soluções arquitetônicas do empreendimento e isto pode ser tratado de forma muito mais harmônica, adotando-se soluções integradas, na hora certa.

Somos um time que está sempre antenado com estas atualizações e exigências.

A Projelet atua desde o nascimento da arquitetura, junto aos seus clientes e parceiros, fazendo todos os estudos que subsidiam as melhores soluções

Conte conosco no momento de concepção do seu empreendimento.

Vamos juntos revolucionar a construção civil!

www.projelet.com.br | Soluções em Projetos Integrados

#estudoinicial #arquitetura #engenharia #instalaçõesprediais #projetosdeinstalações