• (31) 2526-8318
  • Seg-Sex, 8:00-18:00

BIM: conceito e vantagens

BIM:  conceito e vantagens

O BIM (Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informação da Construção) é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço nos campos da Engenharia e Arquitetura.

No Brasil, muitos negócios da construção civil têm apostado nessa novidade para ganhar espaço no mercado e conquistar clientes. Mas, na prática, você sabe o que é BIM e para que ele serve? Conhece as vantagens que você garante para a sua obra ao contratar uma empresa que já adotou o sistema? Entenda agora.

O que é BIM?

O BIM abrange as etapas de uma construção, desde a fase inicial até a entrega. A partir da criação de um modelo digital do projeto e a fim de otimizar processos, o sistema promove um gerenciamento eficiente de todas as informações do ciclo de vida de uma edificação.

Para isso, conforme descrição feita pelo Diário do Comércio na matéria que publicamos aqui, a metodologia utiliza projeções de 3D a 6D, que permitem um detalhamento realista do projeto no ambiente virtual através da recriação de objetos característicos a cada etapa da construção.

A maquete criada com o BIM tem as proporções exatas do projeto, não apenas espaciais, mas também de tempo e custo, possibilitando um planejamento completo e assertivo. Dessa forma, é possível fazer simulações e cálculos que englobam desde os detalhes construtivos e estruturais, até a quantificação exata de materiais que serão necessários para uma obra.

Na prática, o ArchDaily exemplificou como isso funciona: ao criar as paredes no modelo virtual, os materiais que serão necessários para a sua construção já são calculados. Automaticamente, é possível saber a quantidade de tijolos, o volume de reboco e a área de pintura que as paredes consumirão, por exemplo. Paralelamente, o BIM já calcula também qual será o custo disso e adiciona ao orçamento da obra, que vai sendo concebido ao mesmo tempo que o projeto.

A tecnologia oferece, ainda, a possibilidade de testar soluções no modelo virtual de uma edificação antes de aplicá-las de fato na estrutura da obra. Isso ajuda os profissionais a garantirem a integridade da construção, bem como a avaliar custos e diversos outros parâmetros.

Sendo assim, as construtoras que recorrem à essa tecnologia têm mais segurança para planejar obras e programar suas atividades, bem como para estimar o orçamento e o tempo de conclusão de projetos com exatidão, melhorando a qualidade geral dos processos.

Conheça as vantagens do BIM

  • Planejamento eficiente de projetos;
  • Estrutura visualizada em 3D: compreensão clara de projetos arquitetônicos e fácil concepção de todas as fases de uma construção;
  • Cálculo automático e preciso de orçamentos;
  • Simples análise de custo em todas as etapas da obra: quando qualquer detalhe do projeto virtual é modificado, os cálculos quantitativos são refeitos automática e instantaneamente;
  • Análise eficiente de riscos: o BIM é garantia de menos problemas na obra, pois tem a capacidade de antecipar e detectar conflitos;
  • Equalização de materiais, custos e tempo de construção;
  • Mais produtividade no fluxo de trabalho da equipe envolvida: diversos profissionais podem trabalhar sobre um mesmo modelo simultaneamente, pois todas as informações são interligadas e quaisquer alterações são processadas em tempo real;
  • Assertividade no cronograma: determinação eficaz do tempo de conclusão e entrega das obras;
  • Segurança nos processos: como todos eles são automatizados, elimina-se o risco de erros humanos durante o planejamento e a execução de projetos.

Projelet Ecom já aposta no BIM e na realidade virtual

A Projelet Ecom é uma das maiores empresas de projetos de instalações de sistemas prediais do Brasil e adotou o BIM para otimizar o planejamento, orçamento e gerenciamento de suas obras.

O resultado disso são projetos mais precisos, com a garantia de exatidão na execução e entregas realizadas em um período menor de tempo. Quer saber mais? Entre em contato conosco.